Suporte gratuito da folha de pagamento, contabilidade e livros fiscais
Como parametrizar os sistemas DQL em rede ? Pode funcionar em um pen drive ?
Irrf e Inss do 13o. não está calculando ?
Como parametrizar uma empresa MEI ?
A GPS no programa Sefip não está sendo gerada ?
Como enviar a folha para o esocial (eventos S-1200 e S-1210) ?
Como é feito o suporte pela DQL ?
No método tradicional de "compra", você paga pelo sistema e depois precisa fazer um contrato de manutenção para ter suporte e atualizações desse sistema.
Ao fazer uma assinatura de um sistema DQL, nada disso é necessário, você já tem, incluido na assinatura, suporte e direito às atualizações do programa, sem pagar nem mais um tostão.
Por e-mail ou chat online nossos técnicos irão esclarecer qualquer dúvida referente ao bom uso do programa assinado. Esse é o grande e importante diferencial do nosso método de prestação de serviços.
Utilizamos o e-mail para esclarecer qualquer dúvida porque muitas das vezes é necessário o envio do backup dos dados para que possamos resolver situações complicadas de forma rápida e eficiente, visto que podemos, com esses dados, reproduzir a mesma situação que o cliente está enfrentando.Para isso temos técnicos capacitados a atendê-lo. Por e-mail você, com calma e serenidade, pode mais claramente externar suas dúvidas, o que, normalmente, por qualquer outro meio, é mais difícil. Agora, por chat online esclarecemos as principais dúvidas que não sejam muito técnicas. Finalmente podemos fazer o acesso remoto ao computador do cliente de forma rápida e segura através do programa Supremo Controle. Mas esse é um serviço pago. É cobrado um valor de R$ 180,00 para cada tipo de serviço:
1- exportação do certificado digital A1
2- treinamento no sistema, qualquer sistema
3- registro do sistema quando há dificuldade por parte do cliente
4- recuperação do login e senha padrão quando o cliente perde o acesso
5- qualquer tipo de ajuste referente ao sistema
1- baixe e instale o programa Supremo Controle:
2- clique 2 vezes sobre esse ícone e entre em contato com o suporte por e-mail informando o ID e a senha:
3- você também pode entrar em contato por chat para informar esses parâmetros.
Uma das questões que os clientes mais indagam é sobre a instalação dos nossos sistemas em rede. Então vale a pena delinear como isso deve ser feito.
Os Sistemas funcionam em rede ?
Sim, todos os sistemas DQL já são preparados para trabalhar em rede com até 10 usuários simultâneos (10 cópias). E não hão custo adicional em usar nossos programas em ambiente de rede
MÉTODO CLIENTE/SERVIDOR
É a maneira mais eficiente e moderna de trabalhar em rede com acesso a dados. Todos os sistemas
já utilizam esse método multiusuário de uma forma inacreditavelmente simples ! Quem vai usar o
sistema de uma maneira intensa e/ou em uma rede maior, digamos, acima de 2 terminais, deveria usar
esse método, já que só os dados são compartilhados. O programa deve ser instalado e registrado em cada computador,
seja ele servidor ou terminal, isoladamente, como se fosse ser utilizado individualmente em cada computador.
Depois, ao entrar no sistema, a localização da base de dados deve ser selecionada. Nesse momento, estando
em rede, a localização da base de dados no servidor deve ser selecionada. Só isso !
Dessa forma diversas bases de dados podem ser usadas, até mesmo em um HD externo ou pen drive ! A
única desvantagem seria o fato de que toda a vez que o sistema fosse atualizado, todos os computadores
onde o sistema estivesse instalado deveriam ser também atualizados, já que diferentemente do método
compartilhado, ou seja, aquele que utiliza um atalho para acesso, o método cliente/servidor utiliza o programa localmente, só compartilhando os dados.
Mas acreditamos que essa desvantagem compensa em relação ao ganho de velocidade de acesso e eliminação
dos erros (congelamentos, travamentos etc.) que normalmente são associados a redes compartilhadas.

Agora, imagine que essa rede ao invés de armazenar os dados em um computador da própria rede (servidor), passasse a armazenar esses dados em um pen drive ou HD externo, e dessa forma poder guardar esse pen drive ou HD externo em um lugar seguro. Com isso aumentando a privacidade e segurança das informações, que muitas das vezes são sigilosas. Nesse caso a primeira opção deveria ser escolhida. Da mesma forma todos da rede deveriam fazer a mesma seleção. Assim nada seria gravado no servidor. Tudo ficaria agora no pen drive ou HD externo. Acabou o dia, é só levar essa mídia para casa ou colocar em um cofre etc.
Mas ainda se pode imaginar que dados segmentados poderiam ser guardados em base de dados separadas, como se fosse um arquivo morto. Exemplo: as folhas de pagamento de 2014, 2015 etc., poderiam ficar armazenadas em bases de dados separadas:
Ou ainda poderiam esses dados do pen drive ou HD externo serem copiados para um armazenamento nas nuvens como OneDrive ou GoogleDrive !

Ao passar de um ano para o outro, o cliente criaria um novo caminho como foi mostrado nos exemplos acima e passaria a direcionar sua base de dados para esse novo caminho. Entrou em 2017 criaria um caminho \DQL_SIST\FOLHAPG_2017 e passaria a usar uma nova base de dados limpa, sem informações. E os cadastros ? Vou ter que digitar tudo outra vez ? Claro que não. Basta copiar o conteúdo da base de dados anterior para essa nova base de dados e excluir só o movimento preservando os cadastros (empresas, funcionários etc.). É só entrar em contato conosco para que uma orientação passo a passo seja descrita com esse procedimento. E agora se desejar emitir um relatório de 2015 é só, ao entrar no sistema, apontar para o caminho onde está a base de dados de 2015 e mais nada ! Estará tudo lá guardado. Simples assim.
EXEMPLO DE COMO USAR UM SISTEMA DQL EM UM PEN DRIVE OU DRIVE EXTERNO ?
1- copie a pasta onde o sistema está atualmente instalado do HD para o Pen Drive:
1.1- copiar com Ctrl+C a pasta, por exemplo da folha de pagamento. Notar que se quiser pode copiar a pasta ESTILOS, que contém as peles coloridas que podem ser usadas nos sistemas, mas é opcional:
1.2- ir para o pen drive e colar com Ctrl+V:
1.3- finalmente entrar no sistema e apontar o caminho para a pasta da folha no pen-drive. Se for o caso crie esse caminho na tela de seleção:
Não. Basta clicar no botão abaixo dentro do sistema e marcar a opção de não mostrar mais a tela de selecionar o caminho. Mas não esqueça que o caminho padrão deve ser corretamente estabelecido, ou seja, o caminho através do qual o sistema irá encontrar a base de dados. E se quiser que a tela de seleção do caminho seja novamente mostrada basta desmarcar a mesma opção: :


INSS E IRRF NO 13o
Para atender o eSocial foi preciso criar uma classificação separada para o inss 13 e irrf 13. Essas verbas devem ser modificadas no cadastro de verbas e o 13o. recalculado:
EMPRESA MEI DEVE SER PARAMETRIZADA COMO SEGUE PARA SER ACEITA NO SEFIP
Faça como abaixo no cadastro de empresas no caso da empresa ser MEI:
AO IMPORTAR O MOVIMENTO DA FOLHA NO SEFIP A GPS NÃO ESTÁ SENDO GERADA
Os campos abaixo devem ficar vazios. Só devem ser preenchidos no caso de múltiplos vínculos empregatícios ou exposição a agentes nocivos:
Capturado do lay-out do programa Sefip:
O evento S-1200 (Remuneração de trabalhador) vai enviar os cálculos da folha. Deve considerar a data do cálculo da folha e não a data do pagamento como abaixo:
O evento S-1210 (Pagamentos de Rendimentos do Trabalho) vai enviar o líquido pago da folha. Deve considerar a data do pagamento da folha e não a data do cálculo como abaixo:
IMPORTANTE: No mês em que há adiantamento do 13o. é importante notar que não se deve calcular no mesmo dia da folha de pagamento. O esocial não aceita e retorna erro de duplicidade. Exemplo:
Folha: 30/11/2021
13o.: 30/11/2021
AINDA IMPORTANTE: No mês em que há adiantamento do 13o., o envio do evento S-1200 se dará de forma normal, ou seja, marcando a opção "mensal", visto que para o esocial, o adiantamento de 13o. é como se fosse uma folha de pagamento qualquer. Nesse caso será enviada a folha de 11/2021, no exemplo que estamos utilizando, e o adiantamento de 13o. do mesmo período.
Mas no envio do S-1200 em dezembro será diferente. Nesse caso deve se enviado a folha e o 13o. parcela final em 2 fases:
ENVIO DA FOLHA DE PAGAMENTO DE 12/2021
ENVIO DO 13o. PARCELA FINAL DE 12/2021
suporte@dqlsistemas.net / financeiro@dqlsistemas.net / comercial@dqlsistemas.net